ÁFRICA chegou a Santo António da Charneca, vejam como foi.
Na Sala Vermelha, conhecemos algumas das características de África: suas gentes, animais e usos e costumes, explorando diferentes histórias.
Com a História "EVA", conhecemos duas meninas africanas a morarem em locais diferentes, uma na Europa e outra em África.
Na história "As tranças de Bintou", descobrimos as pessoas e suas roupas.
Na história "A surpresa de Handa" conhecemos alguns animais e frutas africanas.
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O
macaco comeu as bananas (Sandra)
·
Ela
gostava de tangerinas (Luana)
·
O
elefante comeu o maracujá (José)
·
Afruta
favorita de Akeyo era tangerina, como eu (Clarice)
·
Os
animais comeram a fruta que estava na cesta (Davi)
·
O
elefante comeu … (Bruno)
·
Aquela
coisa vermelha (Luís)
·
A
Girafa comeu aquela coisa verde (João P)
·
Quando
ela chegou não havia frutas na cesta (João F)
·
Havia
tangerinas que caíram da árvore, muitas (Alícia)
No dia 25 de maio - Dia de África, vestimo-nos com trajes africanos, assistimos a um Power Point (realizado no ano anterior no Ensino@Distancia, por uma Encarregada de Educação), depois vimos um vídeo em que uma Encarregada de Educação fez um breve Workshop de Dança Africana para mostrar às crianças.
O nosso OBRIGADA às duas ( Mãe da Clarice e Mãe da Kellen da Sala Vermelha).
Jogamos "O Jogo do Anel" um quebra cabeças de origem Africana, mas a solução só a Luana conseguiu realizar.
Também aprendemos algumas palavras africanas em Kimbundu, numa aplicação com Jogos Digitais - ALFABANTU.
Terminamos a semana confecionando banana com manteiga de amendoim e sushi de banana.
Grupos Interativos na Sala Verde
DIA DE ÁFRICA na Sala Verde
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O LEÃO KANDINGA
Era
uma vez, há muitos, muitos anos, um leão chamado KANDINMGA. Era o leão mais
forte, mas também o mais malvado. Era tão mau que não hesitava em devorar os
seus amigos para matar a fome. Por isso acabou sozinho. Os amigos, a mulher e
o filho abandonaram-no.
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A história de Kandinga encerra a
sabedoria dos povos africanos, a sua milenar tradição oral e a riqueza da sua
cultura. Uma narrativa que convida a uma viagem imaginária até à mais
recôndita selva e dá a conhecer os seus habitantes: crocodilos, elefantes… E,
exercendo a sua hegemonia sobre todos eles, o leão.
O protagonista desta fábula é um
rei destronado – velho, doente e abandonado – por culpa da sua crueldade. O
egoísmo e a avareza são maus companheiros de viagem, não só para os animais
selvagens, como também para as pessoas...
As observações das crianças:
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O crocodilo pós a boca dentro do leão (Sandra)
ü
O crocodilo foi fraco (Kellen)
ü
A serpente picou e o veneno foi para o Kandinga
(Clarice)
ü
A Lebre queria vingar-se porque o Leão não
partilhou (João F)
É melhor ser bom
ou mau?
ü
Se
partilharmos as coisas com os amigos, eles também, são bonzinhos (Alícia)
ü
Ser amigo é bom (Alícia)
ü
As pessoas más não partilham (Alícia)
É bonito ou feio
vingarmo-nos?
ü
Vingar é mau (Clarice)
Mas o Leão não
fez o que prometeu?
ü
Se tu combinares uma coisa com uma amiga e não
fizeres, ela vai vingar-se e não ser tua amiga (Alícia)
O que devemos
fazer?
ü
Dizer que não gostamos do comportamento deles
(João F)
ü
Dizer que não se pode fazer isso às pessoas que
é feio (Alícia)
ü
Quando a minha irmã não quer brincar comigo, eu
fico chateado e fico a chorar na cama (Dinis)
ü
Quando o pai promete as coisas e não faz, eu
digo-lhe que ele prometeu. Então combinamos que fazemos noutro dia e mais (João
F) ü
Quando a mana me bate, eu digo ao pai e à mãe. Eles dizem
que foi sem querer porque a mana é bebé. A mana quando me vê a chorar vai lá e
dá-me um beijinho (Alícia)
Utilizando ferramentas Digitais - Jogos "Kahoot" e elaboração de filmes "Stop motion"
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OUTRAS ATIVIDADES
Máscaras
Africanas para que servem?
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Para festas (Clarice, Sandra)
·
Para dançar (Dinis)
·
Para disfarçar a cara (Luana)
·
Para não ver (Davi)
·
Para o Carnaval (João F)
·
Por causa do Coronavírus (Kellen)
·
Para se disfarçarem uns aos outros (José)
Depois a Isabel leu um artigo
sobre as máscaras na Cultura Africana e ficamos a saber que:
·
São feitas para se disfarçar e fingir que são
outras pessoas (Clarice)
·
São feitas de metal e de madeira (Dinis)
·
São feitas com missangas (Luana)
·
São feitas para proteger e podem ser pintadas (José)
·
São feitas de papel (Davi)
·
As tintas para as pintar podem ser feitas de
folhas e de terra (Clarice)
·
São feitas de tecido (Davi)
O que podemos usar para pintar
as máscaras sem ser as tintas, que costumamos usar? Que materiais podemos
colocar na água para ela ficar colorida?
- Papel disseram as crianças.
Será que o papel colocado na
água, a muda de cor?
Fomos experimentar a colocar
diferentes papéis na água. Colocamos papel crepe cor de rosa, cartolina azul, papel
branco e papel de lustro amarelo.
Ao fim de alguns dias,
verificámos que o único papel que mudou a cor da água foi o papel crepe.
Depois experimentamos e fizemos
tintas com: carvão, açafrão e colorau.
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