2021-2023 KEEP IN TOUCH (KIT) - Innovative tools to build digital education readiness in Early
Childhood Education
Parceiros
ALEMANHA
BÉLGICA
FRANÇA
ITÀLIA
PORTUGAL
Duração do Projeto
Início: 01 março 2021
Fim: 28 Fevereiro 2023
Prioridades
A prioridade mais relevante deste Projeto é apoiar todos os indivíduos
na aquisição e desenvolvimento de competências básicas e competências
fundamentais, ligadas à criatividade e ao pensamento crítico, já desde cedo,
através do desenvolvimento e implementação de metodologias e abordagens
inovadoras que se centrem nos usos criativos dos meios de comunicação acessíveis a todos. As crianças de hoje vivem num mundo digital, como
é óbvio. Reconhecem desde cedo a importância dos meios
digitais móveis para os seus pais e irmãos e querem experimentar isso por si
mesmos. Muitas crianças já têm uma grande variedade de experiências mediáticas
desde muito cedo. É essencial reforçar as competências das crianças de uma
forma adequada ao seu desenvolvimento, para lidar de forma criativa, crítica e
segura com os meios digitais e para as apoiar na procura do seu caminho no
complexo mundo dos meios de comunicação social. "Competências, como
a resolução de problemas, o pensamento crítico, a capacidade de cooperar, a
criatividade, o pensamento computacional, a autorregulação são mais essenciais
do que nunca na nossa sociedade em rápida mudança." É necessário explorar novas formas de
aprendizagem numa sociedade cada vez mais
móvel e digital. Na construção de uma parceria de instituições
informais e organizações de media e educação artística que colaborem fortemente
com instituições de Educação Infantil, o projeto promove a cooperação entre
diferentes contextos de aprendizagem, criando a base certa para permitir a
criação de espaços inovadores, práticas e abordagens interdisciplinares, que
incluem o digital como valor pedagógico e colocam as crianças como coautoras no
centro da sua aprendizagem, estimulando curiosidade e imaginação das crianças e
desenvolvimento em conjunto com outras competências, criatividade e pensamento
crítico como motores de melhoria na aprendizagem ao longo da vida. Como
reconhecido nas conclusões do Conselho sobre o papel da educação na primeira
infância e do ensino primário na promoção da criatividade, inovação e
competência digital: "Promover a criatividade, a inovação e a competência
digital através da educação durante os primeiros anos pode produzir benefícios
mais tarde, lançando as bases para a aprendizagem contínua, permitindo que o
conhecimento seja desenvolvido a um nível muito mais elevado e melhorando
geralmente a capacidade de cada criança desenvolver um pensamento criativo e
crítico e tornar-se responsável cidadãos para a Europa de amanhã, capazes de
enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais interligado e
globalizado." (OJ C172, 27.5.2015, p.18)
Uma segunda prioridade do projeto
é, por isso, a implementação de práticas
inovadoras na era digital promovendo novas metodologias transversais e
pedagogias na Educação Pré-Escolar através da formação e da produção de materiais de
código aberto, que possam apoiar o pessoal
educativo, bem como outras partes interessadas que apoiam processos de
aprendizagem, incluindo famílias, para reforçar as competências-chave dos
alunos como parte da abordagem para a aprendizagem ao longo da vida na
educação. Será dado um foco particular ao desenvolvimento de materiais de
código aberto e percursos educativos que utilizem tecnologias facilmente
acessíveis a todos, facilitando assim a promoção da literacia
digital e de outras competências fundamentais também em contextos económicos
sociais mais fracos e o primeiro princípio do Pilar Europeu dos Direitos
Sociais, que afirma que todos têm
direito à educação, formação e aprendizagem ao
longo da vida de qualidade e de vida, a fim de manter e adquirir competências
que permitam plenamente participação na sociedade. Como mostra a investigação, a qualidade e a educação inclusiva na primeira infância são fatores
importantes para evitar a saída precoce da escola. Construir uma base
forte nos primeiros anos é uma condição prévia para o sucesso educativo, bem
como para o bem-estar das crianças, e para a qual o contributo da família é tão
essencial como o do pessoal educativo.
De acordo com a estratégia Europa 2020, o projeto procura
contribuir para o combate ao Abandono Escolar Precoce e à desvantagem através
de abordagens, atividades e ferramentas holísticas e colaborativas, que
promovam a inclusão e a qualidade na educação pré-escolar. As
atividades do projeto vão abordar as crianças, o pessoal educativo e os pais, reforçando
assim a colaboração entre todos os intervenientes nas instituições de ensino
precoce nos jardins de infância , bem como com as famílias, e outras partes interessadas
externas.
A parceria do Projeto é composta por cinco parceiros dos países europeus: Alemanha, Bélgica, Itália, França e Portugal.
No primeiro ano do Projeto pretende-se a formação de, pelo menos, cento e oitenta docentes dos cinco países, bem como a recolha e a partilha de boas práticas e o desenvolvimento de módulos de E-learning.
Entre o primeiro e o segundo ano pretende-se a co-design e experimentação de quarenta Ateliers Digitais em co-trabalho ativo com educadores, pais e crianças e produção das atividades KIT, usando materiais acessíveis e gratuitos, bem como tecnologias e dispositivos comuns; trabalhar em conjunto com os pais nas “Diretrizes Europeias para os Média e a parentalidade na era digital”. As famílias serão envolvidas em reuniões participativas para testar algumas propostas dos projetos e que possam apoiar as questões/necessidades do quotidiano dos pais na abordagem dos mundos digitais.
Na parte final do Projeto serão publicados e divulgados todos os resultados através de cinco Eventos de Divulgação.
Participantes Portugueses
Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Santo António:
- Jardim de Infância da Cidade Sol
- Jardim de Infância da Fonte do Feto
- Jardim de Infância da Penalva
- Jardim de Infância da Vila Chã
O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que
reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por
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