2021-2023 - Erasmus+ Project



 
2021-2023 

KEEP IN TOUCH (KIT) - Innovative tools to build digital education readiness in Early Childhood Education






Parceiros

ALEMANHA


BÉLGICA


FRANÇA



ITÀLIA


PORTUGAL






Duração do Projeto

Início: 01 março 2021

Fim: 28 Fevereiro 2023


Prioridades

A prioridade mais relevante deste Projeto é apoiar todos os indivíduos na aquisição e desenvolvimento de competências básicas e competências fundamentais, ligadas à criatividade e ao pensamento crítico, já desde cedo, através do desenvolvimento e implementação de metodologias e abordagens inovadoras que se centrem nos usos criativos dos meios de comunicação acessíveis a todos.  As crianças de hoje vivem num mundo digital, como é  óbvio. Reconhecem desde cedo a importância dos meios digitais móveis para os seus pais e irmãos e querem experimentar isso por si mesmos. Muitas crianças já têm uma grande variedade de experiências mediáticas desde muito cedo. É essencial reforçar as competências das crianças de uma forma adequada ao seu desenvolvimento, para lidar de forma criativa, crítica e segura com os meios digitais e para as apoiar na procura do seu caminho no complexo mundo dos meios de comunicação social.  "Competências, como a resolução de problemas, o pensamento crítico, a capacidade de cooperar, a criatividade, o pensamento computacional, a autorregulação são mais essenciais do que nunca na nossa sociedade em rápida mudança." [1]  
É  necessário explorar novas formas de aprendizagem numa sociedade cada vez mais  móvel e digital.    Na   construção de uma parceria de instituições informais e organizações de media e educação artística que colaborem fortemente com instituições de Educação Infantil, o projeto promove a cooperação entre diferentes contextos de aprendizagem, criando a base certa para permitir a criação de espaços inovadores, práticas e abordagens interdisciplinares, que incluem o digital como valor pedagógico e colocam as crianças como coautoras no centro da sua aprendizagem, estimulando curiosidade e imaginação das crianças e desenvolvimento em conjunto com outras competências, criatividade e pensamento crítico como motores de melhoria na aprendizagem ao longo da vida. Como reconhecido nas conclusões do Conselho sobre o papel da educação na primeira infância e do ensino primário na promoção da criatividade, inovação e competência digital: "Promover a criatividade, a inovação e a competência digital através da educação durante os primeiros anos pode produzir benefícios mais tarde, lançando as bases para a aprendizagem contínua, permitindo que o conhecimento seja desenvolvido a um nível muito mais elevado e melhorando geralmente a capacidade de cada criança desenvolver um pensamento criativo e crítico e tornar-se responsável cidadãos para a Europa de amanhã, capazes de enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais interligado e globalizado." (OJ C172, 27.5.2015, p.18) 
Uma segunda prioridade do projeto é, por isso, a implementação de práticas inovadoras na era digital promovendo novas metodologias transversais e pedagogias na Educação Pré-Escolar através da formação e da produção de materiais   de código aberto, que possam apoiar o pessoal educativo, bem como outras partes interessadas que apoiam processos de aprendizagem, incluindo famílias, para reforçar as competências-chave dos alunos como parte da abordagem para a aprendizagem ao longo da vida na educação. Será dado um foco particular ao desenvolvimento de materiais de código aberto e percursos educativos que utilizem tecnologias facilmente acessíveis a todos, facilitando assim a promoção da literacia digital e de outras competências fundamentais também em contextos económicos sociais mais fracos e o primeiro princípio do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que afirma que todos têm direito à educação, formação e aprendizagem ao longo da vida de qualidade e de vida, a fim de manter e adquirir competências que permitam plenamente participação na sociedade. Como mostra a investigação, a qualidade e a educação inclusiva na primeira infância são fatores importantes para evitar a saída precoce da escola. Construir uma base forte nos primeiros anos é uma condição prévia para o sucesso educativo, bem como para o bem-estar das crianças, e para a qual o contributo da família é tão essencial como o do pessoal educativo.

De acordo com a estratégia Europa 2020, o projeto procura contribuir para o combate ao Abandono Escolar Precoce e à desvantagem através de abordagens, atividades e ferramentas holísticas e colaborativas, que promovam a inclusão e a qualidade na educação pré-escolar. As atividades do projeto vão abordar as crianças, o pessoal educativo e os pais, reforçando assim a colaboração entre todos os intervenientes nas instituições de ensino precoce nos jardins de infância , bem como com as famílias, e outras partes interessadas externas.

A parceria do Projeto é composta por cinco parceiros dos países europeus: Alemanha, Bélgica, Itália, França e Portugal.

No primeiro ano do Projeto pretende-se a formação de, pelo menos, cento e oitenta docentes dos cinco países, bem como a recolha e a partilha de boas práticas e o desenvolvimento de módulos de E-learning.

Entre o primeiro e o segundo ano pretende-se a co-design e experimentação de quarenta Ateliers Digitais em co-trabalho ativo com educadores, pais e crianças e produção das atividades KIT, usando materiais acessíveis e gratuitos, bem como tecnologias e dispositivos comuns; trabalhar em conjunto com os pais nas “Diretrizes Europeias para os Média e a parentalidade na era digital”. As famílias serão envolvidas em reuniões participativas para testar algumas propostas dos projetos e que possam apoiar as questões/necessidades do quotidiano dos pais na abordagem dos mundos digitais.

Na parte final do Projeto serão publicados e divulgados todos os resultados através de cinco Eventos de Divulgação.



Participantes Portugueses

  Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Santo António:

  •  Jardim de Infância da Cidade Sol 
  • Jardim de Infância da Fonte do Feto
  • Jardim de Infância da Penalva 
  • Jardim de Infância da Vila Chã







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