terça-feira, 20 de outubro de 2015

Semana da Alimentação

No dia 16 de outubro comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, fazendo atividades plásticas, utilizando diversos alimentos. As crianças das 4 salas do Jardim de Infância rodaram por 3 atividades diferentes.
 

Estampagem de Vegetais
 
 



 
Assim ficaram os nossos trabalhos!
 


 
Desenho com giz molhado em leite




 
Desenho com café




 
As crianças da sala vermelha fizeram e beberam sumo de laranja.


 




 
Algumas atividades realizadas na sala vermelha
 
 
História “A cesta de dona maricota”
 
Dona maricota
Boa cozinheira,
Voltou com a cesta
Cheinha da feira:
 
Cenoura, laranja,
Banana e milho,
Ervilha e mamão.
 
Moranga, espinafre,
Tomate e cebola,
Alface, palmito,
Maçã e escarola.
 
Guardou na despensa
E na geladeira,
E deu um suspiro
Ufa! Que canseira!
 
E foi descansar.
 
E logo o espinafre
Gritou não tem erro!
Sou verde e saudável,
Sou cheio de ferro!
 
Falou a cebola
Aqui atenção!
Saudável sou eu:
Boa pro coração!
 
E disse a ervilha:
Eu sou pequenina
Por fora, mas dentro
Tenho proteína.
 
Logo o limão disse:
Quem é que não vê?
Tenho vitamina
Preciosa – a tal C.
 
Então as verduras,
Legumes e frutas
Fresquinhas,  maduras.
 
Todos animados
Depois da viagem,
Puseram-se logo
A contar vantagem:
 
Pois olhem para mim!
Provocou o palmito.
Sou branco e macio,
Eu sou o mais bonito!
 
Então a laranja
Falou bem amavél:
Melhor que bonita,
Eu sou é saudável.
 
O milho falou:
Olhem, sou o mais belo!
Sou louro, gostoso
E tão amarelo!
 
O belo sou eu,
Declarou  o tomate.
Não mais do que eu,
Contestou o abacate.
 
Nisto aparece
Dona maricota,
E as frutas gostosas
Viraram … compota!
 
E os belos legumes,
Em toda a sua glória,
Viraram sopão!
E acabou-se a história.
 
TATIana belinky
 
 
Após a exploração desta história as crianças elaboraram em massa de moldar, as personagens/frutas e legumes da história.
 
 
 
Simulação de ordenha manual
 
Esta atividade começou com a pergunta de uma criança (Mara) - O que é uma vaca leiteira?
 
Começamos por explorar o livro "O leite", depois aproveitamos os bonecos da quinta para ver como se fazia a ordenha e finalmente fizemos uma simulação.
 

 
 





 
 
FOI BEM DIVERTIDO!

 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.