sábado, 28 de maio de 2016

Nadadorzinho

 
 
No âmbito da Semana da Leitura a Biblioteca lançou um desafio ao Pré-Escolar, continuar um pequeno texto da história "O Nadadorzinho". A Sala Vermelha e Azul do nosso Jardim participaram aqui fica uma das histórias.
 
  
O Nadadorzinho
Algures, num cantinho no fundo do mar, vivia um cardume de peixinhos. Eram todos vermelhos, excepto um deles, que era preto, como a casca de um mexilhão.
Nadava mais depressa do que os seus irmãos e irmãs e chamava-se Nadadorzinho.
Um dia, um atum, feroz e muito esfomeado, apareceu a nadar, veloz, por entre as ondas. De um trago, engoliu todos os peixinhos vermelhos.
Só o Nadadorzinho escapou … e conseguiu fugir para muito longe e ficou sozinho.
O Nadadorzinho estava triste por ter ficado sem a sua família e começou a gritar: “Socorro! Estou perdido!”. Apareceu junto dele um peixinho amarelo que disse: “O que tens?”. O Nadadorzinho disse: “Os meus irmãos e irmã estão todos dentro da barriga do feroz atum”. O peixinho amarelo disse: “Só nós dois nunca o conseguiremos apanhar, vamos procurar mais peixinhos de outras cores para nos ajudarem a salvar a tua família”.
Foram procurando e pedindo ajuda até terem um grupo de cem peixinhos. Todos juntos pensaram, pensaram e tiveram a ideia para fazer o atum abrir a sua enorme boca.
Então os cem peixinhos começaram todos a andar à roda do atum, fizeram-lhe cócegas e foram buscar outros peixinhos que já estavam mortos para ele comer.
O atum como era muito guloso abriu a boca e o Nadadorzinho como era muito rápido, foi a correr dentro da barriga do atum chamar os seus irmãos e irmãs. Saíram todos a nadar muito rápido de dentro da barriga do atum.
Então, o Nadadorzinho ensinou os irmãos e irmãs a nadarem muito rápido como ele, para nunca mais serem apanhados pelo atum nem por outro peixe ou animal qualquer.
 
História elaborada pelas crianças da sala vermelha
 
Março de 2016
 
 
 
Depois em Maio a Professora Teresa Patita veio à Sala de Audovisuais mostrar a verdadeira história.
 


 
 
 
 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.