domingo, 29 de janeiro de 2017

PROJETO ROMANO ATMO

Este projeto foi apresentado no Agrupamento pela AMUCIP (Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas), chegou até nós através da nossa mediadora Sandra Simão do GISP.
Dele consta a aplicação na sala de aula de um Kit Pedagógico com diversas atividades sobre a etnia cigana.
A Educadora Isabel Matos e o Professor Hélder Costa "abraçaram" este projeto e colocaram-no em prática nas suas salas de Jardim de Infância e de 2º ano respetivamente.

No jardim de infância com tínhamos estado a trabalhar a "Alimentação Saudável" começamos por aprender algumas palavras em Romanon.

 
E também aprendemos a escrevê-las com um Jogo que temos na nossa sala.
 
 



 
Depois o Professor Hélder convidou-nos para fazermos algumas atividades juntamente com os seus alunos. Começamos com a exploração da Roda dos Alimentos em Romanon.
 

E depois fizemos a sua construção e colocamos no refeitório da nossa escola.

 


 
 
 
 Também visionamos o Power Point com a história "A Criação", e identificamo-nos com alguns tons de pele.





 
Fizemos Rimbabelles e ensinamos aos colegas do 1º ciclo.
 


 






Confecionamos os "Bolinhos da Criação"









 
E ficaram deliciosos!

 
Depois foi a vez de ouvir e dançar músicas ciganas. Havia quem tivesse muito jeito e quem ficasse um pouco envergonhado.
 






 
Convidamos os pais das duas turmas para virem assistir ao Teatro da Criação, apresentado pelos alunos do Professor Hélder e a dança por todos.



Estivemos muito concentrados e fizemos um brilharete, a nossa assistência ficou muito satisfeita e deram-nos os PARABÉNS!


 Também fomos à Câmara Municipal do Seixal participar na divulgação/apresentação do Projeto, levamos um vídeo com as atividades já realizadas e fizemos a apresentação do Teatro e da Dança.
 
 

 

 No fim até tivemos um lanchinho.


Estas são as atividades já realizadas, no entanto será para continuar, partilhando com as outras turmas da nossa escola e quem sabem o que mais irá surgir ...

Sem comentários:

Enviar um comentário