domingo, 10 de fevereiro de 2019

Projeto INCLUD-ED

O projeto INCLUD-ED identificou as  Ações Educativas de Sucesso ​ que promovem, para todos, a melhoria dos resultados académicos e a melhoria da coexistência, impulsionando a participação das famílias e da comunidade pela melhoria da coesão social.

No nosso Jardim de Infância estão a ser praticadas as TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS , O CLUBE DOS VALENTES E OS GRUPOS INTERATIVOS.



O funcionamento das Tertúlias Dialógicas baseia-se nos sete princípios da aprendizagem dialógica e desenvolvem-se a partir das melhores criações da humanidade, em diferentes campos: desde a literatura até à arte ou à música. Através das Tertúlias Dialógicas potencia-se uma abordagem direta, sem distinção de idade, género, cultura ou capacidade, à cultura clássica universal e ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo. 


"O REI VAI NU"




"O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE"





Os Grupos Interativos são uma forma de organização da sala de aula, baseada nos pressupostos fornecidos pela comunidade científica internacional e contrasta com a prática atual em sala de aula, de várias escolas e nos diferentes níveis de escolaridade. São uma das formas de concretizar a inclusão na sala de aula e são baseados na aprendizagem dialógica e nos seus sete princípios: diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças.
A aula tem a duração de uma hora e meia, portanto cada atividade pode durar aproximadamente 20 minutos. O professor recebe os voluntários (pessoas da comunidade escolar) e distribui as quatro atividades, perguntando-lhes quais preferem fazer. Esclarece as dúvidas, no caso de terem perguntas. Cada voluntário assume a responsabilidade por uma atividade, inicia a aula e fica, cada um, com um grupo diferente. Apresentam a atividade às crianças, ajudam-nas, dinamizam e potenciam a interação; passados 20 minutos, o professor pede que mudem de atividade, o voluntário muda de grupo, ou as crianças de sítio, e reinicia-se o processo. 



EDUCAÇÃO FÍSICA













MATEMÁTICA













SEMANA DOS AFETOS















OS VOLUNTÁRIOS




























Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.