terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Projeto INCLUD-ED

O projeto INCLUD-ED identificou as  Ações Educativas de Sucesso ​ que promovem, para todos, a melhoria dos resultados académicos e a melhoria da coexistência, impulsionando a participação das famílias e da comunidade pela melhoria da coesão social.

No nosso Jardim de Infância estão a ser praticadas as TERTÚLIAS DIALÓGICAS , O CLUBE DOS VALENTES E OS GRUPOS INTERATIVOS.



O funcionamento das Tertúlias Dialógicas baseia-se nos sete princípios da aprendizagem dialógica e desenvolvem-se a partir das melhores criações da humanidade, em diferentes campos: desde a literatura até à arte ou à música. Através das Tertúlias Dialógicas potencia-se uma abordagem direta, sem distinção de idade, género, cultura ou capacidade, à cultura clássica universal e ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo.


TERTÚLIA DIALÓGICA MUSICAL - MOZART "RONDO ALLA TURCA"













TERTÚLIA DIALÓGICA DE ARTE  -  VAN GOGH " NOITE ESTRELADA"





TERTÚLIA DIALÓGICA MUSICAL - BEETHOVEN






TERTÚLIA DIALÓGICA DE ARTE - RENOIR










TERTÚLIA DIALÓGICA DE ARTE - MATISSE












TERTÚLIA DIALÓGICA LITERÁRIA - "A LEBRE E A TARTARUGA"





Os Grupos Interativos são uma forma de organização da sala de aula, baseada nos pressupostos fornecidos pela comunidade científica internacional e contrasta com a prática atual em sala de aula, de várias escolas e nos diferentes níveis de escolaridade. São uma das formas de concretizar a inclusão na sala de aula e são baseados na aprendizagem dialógica e nos seus sete princípios: diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças.
A aula tem a duração de uma hora e meia, portanto cada atividade pode durar aproximadamente 20 minutos. O professor recebe os voluntários (pessoas da comunidade escolar) e distribui as quatro atividades, perguntando-lhes quais preferem fazer. Esclarece as dúvidas, no caso de terem perguntas. Cada voluntário assume a responsabilidade por uma atividade, inicia a aula e fica, cada um, com um grupo diferente. Apresentam a atividade às crianças, ajudam-nas, dinamizam e potenciam a interação; passados 20 minutos, o professor pede que mudem de atividade, o voluntário muda de grupo, ou as crianças de sítio, e reinicia-se o processo. 

GRUPOS INTERATIVOS  - " ÁREAS DA SALA"

































GRUPOS INTERATIVOS  - EXPRESSÃO PLÁSTICA " VAN GOGH"


























GRUPOS INTERATIVOS  - MATEMÁTICA

















GRUPOS INTERATIVOS  - EDUCAÇÃO FÍSICA
































GRUPOS INTERATIVOS  - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita



















O Clube dos Valentes é uma atividade do modelo de resolução de conflitos, que tem por base o diálogo igualitário e a participação solidária de todos na busca de consensos. As normas da escola são construídas por todos os intervenientes de maneira a ser atingida uma convivência aceitável e legítima para todos os envolvidos, promovendo assembleias e espaços de diálogo com a participação de todos. Todos estão envolvidos e todos se comprometem para uma boa convivência na escola.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.