terça-feira, 1 de junho de 2021

SEMANA DE ÁFRICA

 ÁFRICA chegou a Santo António da Charneca, vejam como foi.


Na Sala Vermelha, conhecemos algumas das características de África: suas gentes, animais e usos e costumes, explorando diferentes histórias.

   

Com a História "EVA", conhecemos duas meninas africanas a morarem em locais diferentes, uma na Europa e outra em África.



Na história "As tranças de Bintou", descobrimos as pessoas e suas roupas.




Na história "A surpresa de Handa" conhecemos alguns animais e frutas africanas.


 





 

·         O macaco comeu as bananas (Sandra)

·         Ela gostava de tangerinas (Luana)

·         O elefante comeu o maracujá (José)

·         Afruta favorita de Akeyo era tangerina, como eu (Clarice)

·         Os animais comeram a fruta que estava na cesta (Davi)

·         O elefante comeu … (Bruno)

·         Aquela coisa vermelha (Luís)

·         A Girafa comeu aquela coisa verde (João P)

·         Quando ela chegou não havia frutas na cesta (João F)

·         Havia tangerinas que caíram da árvore, muitas (Alícia)


·


No dia 25 de maio - Dia de África, vestimo-nos com trajes africanos, assistimos a um Power Point (realizado no ano anterior no Ensino@Distancia, por uma Encarregada de Educação), depois vimos um vídeo em que uma Encarregada de Educação fez um breve Workshop de Dança Africana para mostrar às crianças.

O nosso OBRIGADA às duas ( Mãe da Clarice e Mãe da Kellen da Sala Vermelha).








 



 



 




                                       

























Jogamos "O Jogo do Anel" um quebra cabeças de origem Africana, mas a solução só a Luana conseguiu realizar.


 



 



 



 



 



 



 
 

Também aprendemos algumas palavras africanas em Kimbundu, numa aplicação com Jogos Digitais - ALFABANTU.








Terminamos a semana confecionando banana com manteiga de amendoim e sushi de banana.  

                                         

Grupos Interativos na Sala Verde











DIA DE ÁFRICA na Sala Verde














O LEÃO KANDINGA

 Era uma vez, há muitos, muitos anos, um leão chamado KANDINMGA. Era o leão mais forte, mas também o mais malvado. Era tão mau que não hesitava em devorar os seus amigos para matar a fome. Por isso acabou sozinho. Os amigos, a mulher e o filho abandonaram-no.

 

 

A história de Kandinga encerra a sabedoria dos povos africanos, a sua milenar tradição oral e a riqueza da sua cultura. Uma narrativa que convida a uma viagem imaginária até à mais recôndita selva e dá a conhecer os seus habitantes: crocodilos, elefantes… E, exercendo a sua hegemonia sobre todos eles, o leão. 

 

O protagonista desta fábula é um rei destronado – velho, doente e abandonado – por culpa da sua crueldade. O egoísmo e a avareza são maus companheiros de viagem, não só para os animais selvagens, como também para as pessoas...






As observações das crianças:

ü  O crocodilo pós a boca dentro do leão (Sandra)

ü  O crocodilo foi fraco (Kellen)

ü  A serpente picou e o veneno foi para o Kandinga (Clarice)

ü  A Lebre queria vingar-se porque o Leão não partilhou (João F)

É melhor ser bom ou mau?

ü   Se partilharmos as coisas com os amigos, eles também, são bonzinhos (Alícia)

ü  Ser amigo é bom (Alícia)

ü  As pessoas más não partilham (Alícia)

É bonito ou feio vingarmo-nos?

ü  Vingar é mau (Clarice)

Mas o Leão não fez o que prometeu?

ü  Se tu combinares uma coisa com uma amiga e não fizeres, ela vai vingar-se e não ser tua amiga (Alícia)

O que devemos fazer?

ü  Dizer que não gostamos do comportamento deles (João F)

ü  Dizer que não se pode fazer isso às pessoas que é feio (Alícia)

ü  Quando a minha irmã não quer brincar comigo, eu fico chateado e fico a chorar na cama (Dinis)

ü  Quando o pai promete as coisas e não faz, eu digo-lhe que ele prometeu. Então combinamos que fazemos noutro dia e mais (João F)

ü  Quando a mana me bate, eu digo ao pai e à mãe. Eles dizem que foi sem querer porque a mana é bebé. A mana quando me vê a chorar vai lá e dá-me um beijinho (Alícia)



Utilizando ferramentas Digitais - Jogos "Kahoot" e elaboração de filmes "Stop motion"





































OUTRAS ATIVIDADES

 

  

 




 


























 


Máscaras Africanas para que servem?

·       Para festas (Clarice, Sandra)

·       Para dançar (Dinis)

·       Para disfarçar a cara (Luana)

·       Para não ver (Davi)

·       Para o Carnaval (João F)

·       Por causa do Coronavírus (Kellen)

·       Para se disfarçarem uns aos outros (José)

 

 

Depois a Isabel leu um artigo sobre as máscaras na Cultura Africana e ficamos a saber que:

 

·       São feitas para se disfarçar e fingir que são outras pessoas (Clarice)

·       São feitas de metal e de madeira (Dinis)

·       São feitas com missangas (Luana)

·       São feitas para proteger e podem ser pintadas (José)

·       São feitas de papel (Davi)

·       As tintas para as pintar podem ser feitas de folhas e de terra (Clarice)

·       São feitas de tecido (Davi)


O que podemos usar para pintar as máscaras sem ser as tintas, que costumamos usar? Que materiais podemos colocar na água para ela ficar colorida?

- Papel disseram as crianças.

 

Será que o papel colocado na água, a muda de cor?

 

Fomos experimentar a colocar diferentes papéis na água. Colocamos papel crepe cor de rosa, cartolina azul, papel branco e papel de lustro amarelo.

 



 

Ao fim de alguns dias, verificámos que o único papel que mudou a cor da água foi o papel crepe.

 


 

Depois experimentamos e fizemos tintas com: carvão, açafrão e colorau. 





 


 












Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.